A Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) tem o prazer de convidar a comunidade de estudiosos/as e practioners nas áreas de Estudos de Paz, Resolução e Transformação de Conflitos e Relações Internacionais a apresentar propostas de trabalhos para o 3º Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (III EBEP), a ser realizado no Rio de janeiro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, nos dias 07 a 09 de novembro de 2018.
A visão da Rede PCECS parte da necessidade de mover o debate em torno das questões de paz, conflitos e segurança para além do viés estatocêntrico que ainda prevalece nas Relações Internacionais. Neste sentido, privilegia a multidisciplinaridade, bem como a retomada da dimensão normativa da análise acadêmica em torno destas questões. Isto, por sua vez, implica na retomada do debate relativo às dimensões ontológicas e epistemológicas que definem estes campos de estudo, bem como na valorização das implicações destes campos de pesquisa do ponto de vista prático através, por exemplo, da proposição de políticas que promovam a paz e a segurança.
O III EBEP refletirá sobre os desafios inerentes à consolidação da paz e à superação de conflitos violentos em uma era de polarizações. Dentro desta temática geral, são bem-vindas as abordagens que examinem tanto o nível sistêmico como o doméstico e o local, assim como perspectivas que dialoguem com diferentes campos do conhecimento para uma compreensão abrangente sobre a paz e o conflito no mundo contemporâneo. O evento promoverá a discussão de trabalhos através de Painéis e Mostra de Iniciação Científica, estruturados em torno das seguintes áreas temáticas:
1. Arte e Paz
2. Resolução de Conflitos e Peacebuilding
3. Economia Política Global e Desenvolvimento
4. Ecologia, Meio Ambiente e Paz
5. Migrações, Refugiados e Paz
6. Gênero e Paz
7. Grupos Vulnerabilizados e Estudos para a Paz
8. Conflitos Internos
9. Direitos Humanos e Segurança Humana
10. Não-Violência e Movimentos de Paz
11.Cultura de Paz e Educação para a Paz
12. Segurança Pública, Criminalidade e Promoção da Paz
13. História da Paz
14. Jornalismo, Mídia, Paz e Direitos Humanos (Peace Journalism)
15. Negociações e Mediações pela Paz
16. Teorias sobre a Paz
17. Reconciliação e Justiça de Transição
18. Religião, Espiritualidade e Paz
19. Segurança e Desarmamento
20. Esportes, Turismo e Paz
21. Juventude e Paz
Além de propostas para apresentação em Painéis e Mostra de Iniciação Científica, o III EBEP também aceitará propostas de lançamentos de livros que abordem temas relacionados aos Estudos para a Paz, em qualquer uma das áreas temáticas mencionadas acima.
1.0 REGRAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
1.1 Submissão das Propostas
O processo de submissão das propostas de trabalho é totalmente on-line, via site https://redepcecs.com/submeta-sua-proposta/. Recomenda-se, no ato da inscrição, a leitura atenta das regras do edital para a submissão das propostas. Somente serão analisados trabalhos que estejam dentro das regras e preceitos deste edital e que sejam submetidos dentro do prazo. A seleção será feita de acordo com critérios científicos, observando-se a pertinência do trabalho proposto ao campo dos Estudos para a Paz. Nos dias 07 a 09 de novembro de 2018 ocorrerão as apresentações dos trabalhos selecionados para as modalidades de Painel e Mostra de Iniciação Científica, nos marcos do III EBEP.
1.2 Cronograma
A submissão das propostas, bem como a divulgação dos resultados e o envio das versões finais dos trabalhos deverão seguir o cronograma apresentado a seguir:
O edital completo, com todas as informações, modalidades de submissão e normas para o III EBEP, pode ser encontrado aqui, ou pelo endereço https://redepcecs.files.wordpress.com/2018/02/edital-iii-encontro-alt-3-versc3a3o-final.pdf.
As inscrições para o evento, já estão abertas e podem ser realizadas pelo link a seguir: https://www.sympla.com.br/iii-encontro-brasileiro-de-estudos-para-a-paz__256972
Parabéns!! O fomento à esse tipo de pesquisa e debate é um estímulo importantíssimo para que possamos alcançar uma consciência maior de toda a sociedade nos assuntos de segurança e defesa do nosso país.
CurtirCurtir