O Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz é um evento anual, organizado pela Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança, com o intuito de reunir os pesquisadores dessas áreas. O EBEP reflete sobre os desafios inerentes à consolidação da paz e a superação de conflitos no século XXI. Dentro desta temática apresenta as abordagens que examinem tanto o nível sistêmico como o doméstico e o local, assim como perspectivas que dialoguem com diferentes campos do conhecimento para a compreensão da paz e do conflito dentro das peculiaridades apresentadas no mundo contemporâneo.
A visão da Rede PCECS, que permeia o EBEP, parte da necessidade de se mover o debate em torno das temáticas sobre paz, conflitos e segurança além do viés estadocêntrico, ainda prevalecente nas Relações Internacionais. Neste sentido, privilegia a multidisciplinariedade bem como a retomada do aspecto normativo da análise acadêmica em torno destas questões. Isto, por sua vez, implica a retomada do debate relativo às dimensões ontológicas e epistemológicas que definem estes campos de estudo, bem como a valorização das implicações destes campos de pesquisa no que concerne sua dimensão prática, como por exemplo, na elaboração de políticas que promovam paz e segurança.
O Encontro Brasileiro de Estudos para a Paz (EBEP) representa o primeiro esforço sistematizado a fim de consolidar as áreas Estudos para a Paz no Brasil. O evento visa consolidar a Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS), criada em 2015, com o objetivo de expandir estas áreas de pesquisa, conectando acadêmicos, pesquisadores e praticantes no Brasil e América Latina.