Inscrições para Minicursos e Workshops

Inscrições encerradas.

MINICURSOS 

Programação Geral 

Terça-feira, 22 de novembro 08:00 – 09:30 Quarta-feira, 23 de novembro 08:00-09:00 
Extensão como Prática da Paz  1º encontro Modalidade: online Plataforma: a ser definida Extensão como Prática da Paz 2º encontro Modalidade: online Plataforma: a ser definida 
Imagens de guerra e paz: como visualizar o internacional? 1º encontro Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida Imagens de guerra e paz: como visualizar o internacional? 2º encontro Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida 
Pesquisa de campo e etnografia nos Estudos para Paz: importância e desafios  1º encontro Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida Pesquisa de campo e etnografia nos Estudos para Paz: importância e desafios 2º encontro Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida 

MINICURSOS 

Resumos e Informações Gerais 

Extensão como Prática da Paz 

Propositor: Paulo Kuhlmann e Giulia Cibelly Mendonça (UEPB) 

Modalidade: online 

Local: plataforma a ser definida 

Carga horária: 2h 30min 

Resumo: 

O minicurso tem como finalidade, no primeiro dia, explicar a trajetória do Projeto Universidade em Ação – PUA, da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB; integra o curso de Relações Internacionais e realiza diversas atividades nas escolas públicas próximas ao Campus V, João Pessoa. O projeto tem 11 anos, e realiza atividades lúdicas, apresentações de palhaçaria e teatro, cursos de Cultura de Paz e apoio a alfabetização e letramento. Portanto, tanto realiza atividades, como capacitações. Estas capacitações iniciam dentro do Projeto, e depois se estendem para a comunidade escolar pública dos Bairros do Cristo e Rangel. No segundo dia, buscar pensar como é possível planejar e executar extensões que visem praticar a Paz, aumentando as pesquisas com finalidade prática, por meio da pesquisa-ação. Neste sentido, raciocinar como docentes ou discentes conseguem arquitetar e executar uma extensão, a partir de suas histórias individuais, que possa criar vínculo com a sociedade e gerar tessituras de paz. Explicar como apresentar um projeto a uma associação ou escola, e como engajar as pessoas da instituição para participarem ativamente da construção de paz, tomando por base Paulo Freire, as ideias de Construção de Paz no âmbito local e o pensamento de Augusto Boal, com Estética do Oprimido. A conexão com autores brasileiros que não têm exatamente uma vinculação com os Estudos para a Paz busca uma lógica de construção colaborativa e decolonial, onde a construção de Paz ocorra de forma dialogada com a comunidade escolar, ou organização da sociedade civil. 

___________________________________________________________________________ 

Imagens de guerra e paz: como visualizar o internacional? 

Propositor: Gabriel Fernandes Caetano (PUC-Rio) 

Modalidade: presencial/híbrido 

Local: sala a ser definida 

Carga horária: 2h 30min  

Resumo: 

O minicurso busca preencher a lacuna existente na disciplina de RI no Brasil no que diz respeito a compreensão de categorias artísticas e estéticas no campo da cultura visual e estetização dos conflitos. Com isso, almeja (i) introduzir a discussão sobre a política das imagens nas dinâmicas de guerra e paz no cenário internacional; e (ii) compreender como imagens e artefatos visuais moldam as dinâmicas de guerra e paz. 

___________________________________________________________________________ 

Pesquisa de campo e etnografia nos Estudos para Paz: importância e desafios 

Propositora: Roberta Holanda Maschietto (Universidade de Coimbra) 

Modalidade: presencial/híbrido 

Local: sala a ser definida 

Carga horária: 2h 30min  

Resumo: 

Este minicurso visa discutir a relevância da pesquisa de campo em geral, e da pesquisa etnográfica em particular, nos Estudos para a Paz. O objetivo é sensibilizar os alunos em relação a estes processos, discutindo as suas potencialidades e desafios, particularmente em contextos de pós-guerra. Primeiramente, será oferecida uma visão ampla sobre em que consiste uma pesquisa de campo e os vários métodos que podem ser utilizados em sua realização. Em seguida, será discutido o papel da etnografia, em especial em sua vertente crítica. Aqui, será destacado o potencial desta metodologia no sentido de dar visibilidade a vozes de atores marginalizados nas narrativas dominantes (tanto nas narrativas políticas quanto nas grandes teorias) e trazer à tona dinâmicas de poder que tocam cotidiano, ao mesmo tempo em que se entrelaçam com macro dinâmicas de poder. O curso será pautado em leituras pré-selecionadas e compartilhadas com os inscritos, bem como na experiência de pesquisa da proponente em Moçambique e Timor-Leste. Neste sentido, além da discussão metodológica mais geral, serão apresentados dilemas de cunho prático, como a questão de recursos materiais, acesso a comunidades/participantes, organização de atividades, língua e tradução, segurança pessoal, questões éticas, dentre outros. 

WORKSHOPS 

Programação Geral 

Quinta-feira, 24 de novembro 08:00 – 09:30 
Mercados ilícitos de armas de fogo e munição no Brasil Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida 
Como escrever e publicar artigos acadêmicos em Estudos para Paz Modalidade: presencial/híbrido Sala: a ser definida 

WORKSHOPS 

Resumos e Informações Gerais 

Mercados ilícitos de armas de fogo e munição no Brasil 

Propositor: Bruno Langeani (Instituto Sou da Paz) 

Modalidade: presencial/híbrido 

Local: sala a ser definida 

Carga horária: 1h 30min 

Resumo: 

O objetivo deste workshop é trazer um panorama sobre os mercados ilícitos de armas de fogo e munição no Brasil, tratando sobre as principais fontes de fornecimento nacionais e internacionais (tráfico), assim como desfazer alguns mitos existentes e discutir suas origens. Será realizada também uma reflexão sobre de que forma as alterações regulatórias realizadas pelo Governo Bolsonaro impactam a oferta e disponibilidade destes itens no mercado criminal. Casos emblemáticos serão utilizados para trazer algumas dicas práticas para estudantes que queiram se dedicar a estes estudos em sua trajetória acadêmica 

___________________________________________________________________________  

Como escrever e publicar artigos acadêmicos em Estudos para Paz 

Propositores: Roberta Holanda Maschietto (Universidade de Coimbra) e Marcos Alan Ferreira (UFPB) 

Modalidade: presencial 

Local: sala a ser definida 

Carga horária: 1h 30min 

Resumo: 

O objetivo deste workshop é fazer uma breve incursão sobre o processo de escrita, submissão e revisão de pares de artigos acadêmicos, nomeadamente na área de Estudos para a Paz e áreas correlatas. A proposta reside em fazer com que os alunos experienciem cada etapa deste processo, assumindo papéis distintos. Primeiramente, irão refletir sobre seus temas de pesquisa a fim de esboçar um sumário de um potencial artigo, destacando seus elementos cruciais (tema, contribuição, metodologia, argumento, etc.). Em seguida, irão assumir o papel de pareceristas do trabalho de um colega. A atividade será intercalada com breves componentes de aula, a partir da experiência dos professores, ambos com ampla experiência de publicação nacional e internacional, bem como membros de corpos editoriais, editores e pareceristas em periódicos distintos. Em termos de conteúdo, a proposta é focar nos seguintes aspectos: 

  1. O que caracteriza um artigo acadêmico em termos de conteúdo (com destaque para a problemática da contribuição para o conhecimento e o diferencial do artigo) 
  1. Qual a estrutura ideal do artigo (com ênfase na importância da metodologia e coerência da argumentação) 
  1. Em que constitui o processo de revisão de pares (com destaque para as diferenças entre alguns periódicos e seus processos) 
  1. Como identificar os melhores veículos para publicação de um trabalho e como alinhar o tema ao escopo do periódico. 

Além disso, contempla-se utilizar exemplos concretos das experiências dos professores, tanto de artigos que foram publicados, como os que foram rejeitados e os motivos apresentados pelos pareceristas para tanto.