A Universidade Federal de Uberlândia
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma fundação pública, integrante da Administração Federal Indireta, vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A instituição, ainda com o nome de Universidade de Uberlândia (UnU), foi autorizada a funcionar pelo Decreto-lei n. 762, de 14 de agosto de 1969, e federalizada pela Lei n. 6.532, de 24 de maio de 1978.
Com sete campi – quatro em Uberlândia (MG), um em Ituiutaba (MG), um em Monte Carmelo (MG) e um em Patos de Minas (MG) -, a UFU é o principal centro de referência em ciência e tecnologia de uma ampla região do Brasil Central, que engloba o Triângulo Mineiro, o Alto Paranaíba, o noroeste e partes do norte de Minas, o sul e o sudoeste de Goiás, o norte de São Paulo e o leste de Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso.
Fonte das informações: http://www.ufu.br/institucional
O Instituto de Economia e Relações Internacionais
O atual Instituto de Economia e Relações Internacionais teve origem no Departamento de Economia da UFU que, por sua vez, nasceu da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Uberlândia (maior e mais importante município da região do Triângulo Mineiro), fundada em 1962 (através do Decreto-lei 1842 de 05/12/62), passando a integrar a Universidade de Uberlândia, autorizada a funcionar em 1969 (Decreto-lei de 14/08/69). Com a federalização da Universidade em 1978 (Decreto-lei 6532 de 24/05/78), foram instituídos os Departamentos como suas unidades básicas e nessa nova estrutura organizacional, surgiram o Departamento de Economia e o Curso de Graduação em Ciências Econômicas.
Os primeiros anos da década de 1980 marcaram uma importante renovação no Departamento e no Curso de Graduação. Com a contratação, via concurso público, de professores qualificados e com a reestruturação curricular – já inscrita no espírito da Resolução CFE 11/84, estabeleceram-se as condições para o avanço na produção intelectual dos corpos docente e discente, como assinalaram as pesquisas, monografias e trabalhos publicados. Assim, o Curso de Graduação em Ciências Econômicas alcançou reconhecimento nacional, estando entre os dez melhores do país, tendo alcançado o sexto lugar dentre os Cursos de Economia do país, em 1998.
O Próximo avanço que ocorreu foi a implantação do Programa de Pós-Graduação em Economia(PPGE) que contempla, no momento, o Curso de Mestrado em Economia e o Curso de Doutorado em Economia, aprovados pela CAPES (Coordenação de Acompanhamento de Pessoal de Nível Superior). No último triênio de avaliação da CAPES obteve nota 4, equivalente a um conceito BOM, conforme indicado nos textos de referência do processo de avaliação daquela instituição.
Ainda com referência à composição do Instituto, em Agosto de 2008, o Conselho Universitário da UFU aprovou, mediante Resolução 24/2008, a criação do Curso de Graduação em Relações Internacionais, que foi iniciado efetivamente em março de 2009. Mais recentemente houve ainda a criação do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, tendo seu mestrado aprovado pela CAPES em dezembro de 2014.
Fonte das informações: http://www.ie.ufu.br